quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Saiba o que escreveu a RECONQUISTA

Almeno Gonçalves, António Melo, Fernando Ferrão e Joaquim Nicolau
Grandes actores com a 'crise dos 40'
No próximo dia 10 de Fevereiro, o Cine Teatro Avenida recebe quatro actores bem conhecidos do público português. Almeno Gonçalves, António Melo, Fernando Ferrão e Joaquim Nicolau protagonizam a 'Crise dos 40', um espectáculo que fez enorme sucesso, nos seis meses que esteve no Teatro Mundial, em Lisboa, com casa sempre esgotada.

Todos os que atravessam a crise dos 40 sabem que os homens ficam inseguros, indecisos e frágeis. À medida que o tempo passa, assusta-os viver sozinhos, chegar a casa sozinhos depois de grandes noitadas, que por vezes não se revelam assim tão animadas. No inconsciente ficam a pensar que a sua maturidade é uma poderosa arma para atrair as mulheres de 30 anos ou mais novas. Esta é a génese da peça “Crise dos 40” que como Reconquista avançou estará em Castelo Branco no próximo dia 10 de Fevereiro, no Cine Teatro Avenida, a partir das 21H30.
Joaquim Fonseca, o protagonista, de 42 anos, é guionista de televisão. Vítima de um trabalho instável e em plena crise dos 40 é abandonado pela mulher. “Estás gordo e careca”, foram os argumentos apresentados pela mesma ao sair de casa. Até aqui a família vivia numa ampla casa, mesmo no centro da cidade, mas ao deixar Quim, a mulher aguarda a venda do imóvel para poder receber metade do valor.
Isto provoca-lhe uma enorme angústia porque, entre outras coisas, significa a perda definitiva de Isabel, com a qual ele sonha ainda viver por insegurança, dependência e até comodismo. Forçado e pressionado pela sua mulher a vender a casa, tenta por todos os meios que ela não se concretize, utilizando argumentos para a desencorajar, como: a casa está em mau estado, canalizações e instalações eléctricas estão velhas, não é um negócio rentável... Mas a sua personalidade frágil, insegura, indecisa e sem vontade leva-o a assinar documentos de promessa de compra e venda com Xavier, Manuel e António. Estes três homens são personagens muito diferentes, com traços em comum, como os quarenta anos e o facto de também eles terem sido abandonados pelas mulheres. Os seus aparecimentos em cena, vão dando lugar a uma série de conflitos em cadeia, revelando como os tipos de quarenta pensam e vêem as mulheres. Esta comédia com um final verdadeiramente surpreendente, remete-nos para uma reflexão sobre a solidão a que estes homens são atirados.
Os actores Almeno Gonçalves, António Melo, Fernando Ferrão e Joaquim Nicolau são os protagonistas da “Crise dos 40”. O espectáculo, que conta com a interpretação destes quatro actores bem conhecidos e queridos do grande público e encenação de Celso Cleto, esteve em cena no renovado Teatro Mundial, em Lisboa, tendo esgotado consecutivamente. Em Janeiro iniciou-se uma longa digressão pelo país e o Cine Teatro Avenida será uma das salas a acolher o espectáculo. Já no próximo dia 10. A não perder.

Autor: Cristina Mota Saraiva 31-01-2007 18:01:50
A Casa do Pessoal tem bilhetes à venda para dia 17 de Fevereiro com o habitual desconto

Nenhum comentário: